Alunos e professor do IFRS - Câmpus Bento Gonçalves participam do IX ENPEFIS

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, o professor Paulo Rebeque e os alunos Adrian Luiz Rizzo, Alessandra Daniela Buffon, Daiane Secco, Gabriela Scariot e Milene Rodrigues Martins, do curso de licenciatura em física do Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram do IX Encontro de Prática de Ensino de Física, realizado na cidade de Ilha Solteira em Sâo Paulo.

A participação no evento, realizado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), no Câmpus de Ilha Solteira, proporcionou aos participantes o contato direto com pesquisas desenvolvidas na área de ensino de física por professores e alunos de diversas Instituições de ensino superior de todo o país, tais como: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Tocantins (UFT), além das UNESPs ? Câmpus de Bauru, Ilha Solteira e Presidente Prudente.

Durante o evento os alunos apresentaram trabalhos na forma de pôster e o professor Paulo Rebeque participou de uma mesa redonda apresentando um pouco sobre o curso de licenciatura em física do Câmpus Bento Gonçalves.

Os trabalhos apresentados foram: Ensino de astronomia para alunos com e sem deficiência visual: proposta de um ensino inclusivo (Adrian L. Rizzo, Sirlei Bortolini e Paulo V. S. Rebeque); Professores e sua formação: saberes em construção no ensino de ciências (Alessandra D. Buffon, Gisele Palma e Jader da Silva Neto); Estágio supervisionado na licenciatura em física: implicação na formação inicial (Daiane Secco e Paulo V. S. Rebeque); Avaliação como instrumento de inclusão (Gabriela Scariot e Paulo V. S. Rebeque) e A física moderna contemporânea e os seus impactos na aprendizagem de um grupo de alunos do ensino médio: desafios e possibilidades (Milene R. Martins, Gisele Palma e José Luís Boldo).

Somado as atividades do evento, foram realizadas visitas aos laboratórios de pesquisa e de ensino do departamento de física e química do Câmpus de Ilha Solteira e a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, a maior do estado de São Paulo e terceira do país.

Os participantes agradecem ao apoio financeiro concedido pelo IFRS - Câmpus Bento Gonçalves e a UNESP - Câmpus de Ilha Solteira pela confecção dos pôsteres e da disponibilização de transporte.