Curso de Licenciatura em Física terá nova Matriz Curricular

Em 2009 o Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) passou a ofertar o curso de Licenciatura em Física com a finalidade de formar professores na área de física para atuarem na Educação Básica. Nesse contexto, o Câmpus Bento Gonçalves vem desenvolvendo uma efetiva experiência nessa modalidade de ensino e buscando alternativas para superar as problemáticas apresentadas no complexo cotidiano escolar atual.

Com as experiências vivenciadas ao longo dos cinco primeiros anos e as demandas da comunidade acadêmica e do contexto da legislação vigente, uma nova visão para o curso é apresentada no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física - 2014.

Dentre os temas discutidos no projeto destacam-se: a contextualização do curso e sua inserção na realidade da região da serra gaúcha; o perfil dos estudantes ingressantes; as estatísticas educacionais do alunado regional; os elevados níveis de evasão e reprovação nos cursos de Física do Brasil; o uso de novas tecnologias no ensino de Física; as práticas educativas diferenciadas; os estágios nas escolas da região; a integração das formações específica e pedagógica; a visão e ética do profissional da educação e seu comprometimento com a realidade local no exercício da profissão.

Além disso, o curso de Licenciatura em Física apresenta uma nova matriz curricular. Em síntese, a nova matriz apresenta um currículo integrado que promove a articulação, de forma dinâmica, dos componentes curriculares específicos à formação pedagógica; do ensino, pesquisa e extensão; academia e comunidade; da teoria e prática, por meio da integração dos conteúdos e abordagem de temas transversais como ética profissional, cidadania, justiça social, inclusão e exclusão social e cultural, da educação das relações étnico-raciais, além das políticas de educação ambiental.

O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física - 2013, assim como a nova matriz curricular e as ementas das disciplinas podem ser acessados em Documentos.